quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Combate à flacidez



Um dia olhamo-nos no espelho e aquilo que vemos já não nos agrada tanto… A silhueta está flácida! Onde foi parar aquelo corpo tonificado e torneado? Mesmo com ginásio e alimentação saudável o tempo passa e temos que nos adaptar à nova situação. Mas antes de mais temos de compreender o que está a acontecer. 

O porquê da flacidez

A flacidez da pele resulta de alterações da sua “qualidade” provocada por mudanças de estilo de vida, uma dieta rigorosa, causas ambientais, hormonais ou até genéticas. Essa “qualidade” está diretamente relacionada com a quantidade de colagénio que compõe a sua estrutura.
Com o passar dos anos a quantidade de colagénio, que é naturalmente produzida pelo nosso corpo, vai diminuído. Estima-se que essa diminuição comece por volta dos 25-30 anos de idade. Mas não é só uma questão de idade. Fatores externos também podem refletir-se nos níveis de colagénio como hábitos de tabagismo, exposição solar excessiva, alimentação desequilibrada ou transtornos hormonais podem implicar nesse sentido.
A diminuição do colagénio faz-se notar no aparecimento e aprofundamento de rugas, perda de elasticidade quer da pele quer do músculo, cabelos frágeis e quebradiços e endurecimento dos vasos sanguíneos, surgindo assim as varizes e o aumento da tensão arterial.

Colagénio

O colagénio é responsável pela firmeza, elasticidade e integridade das estruturas, nomeadamente da pele, pela transmissão de força nos tendões e ligamentos, pela transmissão de luz na córnea ou pela transmissão dos fluidos nos vasos sanguíneos.
Trata-se de uma proteína complexa que está presente em quase todos os órgãos e tecidos do organismo tendo um papel fundamental nos órgãos de sustentamento como a pele, os ossos, os tendões e as cartilagens.É a proteína mais abundante no corpo humano representando 30% de toda a proteína e 6% do peso corporal. Entram na sua composição os aminoácidos: lisina, glicina, prolina, hidroxiprolina e outros 17 aminoácidos em quantidades mais reduzidas.
O nosso corpo sintetiza vários tipos de colagénio, para cada local um tipo diferente. 

Então o que fazer para aumentar os níveis de colagénio?

Será o tema do próximo post! 
Até lá, curtam estas informações preciosas!

Beijos,
Romi

Sem comentários:

Enviar um comentário