quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Combate à flacidez (Parte 2)



Olá amigas!

Antes de mais quero informar que os meus posts resultam de muita leitura e pesquisa. Faço a compilação de muita informação e opiniões. Depois tiro as minhas conclusões e partilho com vocês. Vou tentar ser sintética! Mas qualquer dúvida entrem em contacto comigo. 

Continuando…

Colagénio


Como disse no último post, o colagénio é uma proteína e as proteínas são compostas por cadeias de aminoácidos. De entre os aminoácidos existem 9 que são chamados de aminoácidos essenciais que o nosso organismo não é capaz de produzir, logo precisam de ser ingeridos. Há alimentos ricos em proteínas mas elas não são absorvidas logo pelo organismo. Durante a digestão as proteínas, que são moléculas grandes, são partidas em aminoácidos. Depois cada parte do corpo, quando necessita, capta os aminoácidos específicos que utiliza e volta a formar as proteínas que utiliza. Precisamos então, neste caso, de ingerir alimentos ricos em proteínas.

Alimentos ricos em proteínas


  • Carne vermelha (vaca porco)
  • Carne branca (aves)
  • Peixe
  • Ovo
  • Gelatina
  • Laticínios
  • Lentilha
  • Quinoa
  • Soja


Atenção, a deficiência de calorias ou proteínas na dieta faz com que as proteínas ingeridas sejam utilizadas como fonte de energia e não para os fins que deveria como estruturais, hormonais, etc.
É necessário uma dieta equilibrada para se conseguir todos os nutrientes que o organismo precisa, coisa que não é fácil nos dias que correm, com a falta de tempo, os alimentos industrializados ou dietas de emagrecimento. Para suprimir estes défices podemos usar suplementos alimentares, mantendo sempre uma dieta equilibrada.


Suplementos proteicos


Existem vários suplementos proteicos no mercado, mas como estamos a focar a nossa atenção na firmeza da pele o que nos interessa é o colagénio, e existem também suplementos de colagénio. No mercado há o colagénio hidrolisado, que é um colagénio já pré-digerido. Depois de ingerido ele vai ser partido e resultar em aminoácidos. Esses aminoácidos precisam da ajuda de outros ingredientes para se reagruparem em colagénio. Precisa dos aminoácidos: lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina, as vitaminas: C, E, piridoxina, betacaroteno, ácido pantoténico e biotina, e os minerais: manganês, selênio, cromo, cobre, zinco e silício. 

 

E é possível conseguir reunir as condições para formar colagénio?


Pois bem, este vai ser o tema do próximo post. Não percam e não se esqueçam de comentar.
Bjs
Romi

Sem comentários:

Enviar um comentário