domingo, 28 de abril de 2013

Bolo de Maçã Delicioso





É a segunda vez que faço este bolo. Ele é delicioso mas como a receita original é para a Bimby tive que fazer algumas adaptações para que ficasse lindão ;-)
Da próxima ainda vai ficar melhor, PROMETO!



Receita para a Bimby


Bolo - 5 maçãs, 2 chávenas de chá de farinha, 2 colheres de chá de fermento, 150g de açúcar, 200ml de leite, 150g de manteiga e 2 ovos.

Cobertura - 1 copo da bimby (100ml) de açúcar amarelo, 1/2 copo de caramelo (pode ser de compra) e 150 ml de água.

Unta-se uma forma redonda com manteiga e polvilha-se com açúcar. De seguida coloca-se a maçã cortada em cubos no fundo. No copo da bimby junta-se a farinha, o fermento, o açúcar, o leite, a manteiga derretida e os ovos (batidos previamente) e programa-se 30 seg, vel 4. Deita-se esta massa sobre as maçãs. 
Para a cobertura junta-se o açúcar com o caramelo e a água e programa-se 4 min, 100º, vel 2. Finalmente rega-se a massa do bolo com esta calda (devagarinho para não fazer muitos buracos) e vai ao forno a 180º por 45 minutinhos.



Receita em Modo Tradicional


Os ingredientes são os mesmo sendo que não usei caramelo de compra, fiz eu mesma o caramelo. Vou explicar também como se faz o caramelo.

Da última vez que fiz este bolo, untei a forma com manteiga e polvilhei com açúcar como diz na receita Bimby mas ele não ficou muito bonito ao desenformar. Desta vez forrei a forma com caramelo caseiro, coloquei as maçãs por cima e depois a massa e por último essa calda a que chamam de cobertura. Neste caso pus menos dessa dita cobertura pois a forma já estava forrada de caramelo que esse sim vai ser a cobertura. 

Quanto à massa bati os ovos com o açúcar, juntei a manteiga derretida, depois parte da farinha misturada com o fermento seguido de algum leite, o resto da farinha e o resto do leite. A meu gosto juntei uma pitada de canela que fica sempre bem com maçã.

Do total do caramelo que fiz reservei uma parte para a calda. Então juntei-lhe o volume de 100ml de açúcar amarelo e a água, isto ao lume até ficar uma calda. Com essa calda reguei a massa já na forma com cuidado.

Levei ao forno mas passados os 45min deve-se picar com um palito a ver se já está totalmente cozido. Se sim o palito sai seco e pode-se retirar do forno caso contrário fica mais tempo no forno (digo isto devido à minha primeira experiência com este bolo).


Et voilà!

Que Marrravilha!



Sem comentários:

Enviar um comentário